Neste artigo vamos ensinar como imprimir o CPF, uma vez que perder seus documentos perdidos ou até mesmo tê-los roubados é desagradável para qualquer um, mas infelizmente é possível que isso aconteça com todos nós.
O pior é a burocracia que acabamos com a obtenção de um segundo documento, seja ele o CPF, identidade ou outros.
Cansamos só de pensar que podemos ter que ficar em longas filas, pegar senhas e ficar esperando diversas horas até chegar a sua vez.
Mas o que muitos não sabem é que é possível obter uma segunda via de CPF através da internet sem passar por essa burocracia.
Nos dias atuais, o procedimento de obtenção da segunda via deste documento é possível ser feito inteiramente através da página da Receita Federal, e é fácil imprimi-lo em casa ou em uma Lan House, por exemplo.
Se você perdeu este documento e possui dúvidas de como consegui-lo novamente, então observe as etapas abaixo de como fazer a solicitação e como imprimir o CPF.
Como imprimir o CPF?
A maneira certa de como imprimir o CPF é de forma online, revise as instruções no tutorial abaixo:
- Acesse a página da Receita Federal
- Preencha todos os campos obrigatórios com todas as informações corretas
- Clique em enviar e o procedimento já terminou
- O documento resultante é a prova de sua inscrição no CPF
- Depois de seguir as instruções do tutorial acima, você pode imprimir e plastificar seu documento para mantê-lo bem preservado e seja apresentado por um longo período de tempo.
Se você receber uma mensagem de erro que impede a emissão do seu cartão, é fácil corrigi-lo.
Basta voltar ao formulário de inscrição e verificar se as informações fornecidas estão corretas.
Faça as correções necessárias e repita o processo da mesma forma, clique em “Enviar” e depois imprima.
Apesar de ser um documento extremamente importante para todo cidadão, a Receita Federal não imprime mais o CPF por meio do cartão azul.
Agora, para benefício de todos, este documento ficou ainda mais fácil de solicitar e pode ser impresso em casa.
Por que preciso de uma segunda cópia do CPF?
O uso do Cadastro de Pessoa Física é muito comum no nosso dia a dia.
Uma vez que este documento é obrigatório para tudo, desde as tarefas mais simples, como o simples cadastro em uma loja, até as tarefas maiores e mais importantes, como a aquisição de um imóvel.
A partir dele, é possível obter informações básicas sobre alguém, como se seu nome foi rejeitado em bancos de dados como Serasa e SPC, se possui antecedentes criminais e outras informações altamente relevantes.
Por essa razão, ele é um dos documentos mais importantes que possuímos aqui no Brasil e por isso é preciso mantê-lo sempre em sua carteira para qualquer imprevisto.
Para solicitar um CPF tradicional, é necessário solicitar através dos Correios ou banco.
Há uma taxa a ser paga pela emissão do CPF, que será encaminhada à instituição notificada no ato da solicitação.
Para retirar o cartão, você deve apresentar seu documento de identidade na instituição onde está solicitando a devida identificação.
A emissão deste documento pela Internet não o fornece fisicamente, uma vez que ele só envia o comprovante de inscrição no CPF, que deve ser impresso e você já aprendeu como imprimir o CPF no começo deste artigo.
Continue acompanhando mais informações sobre CPF no nosso blog!