Quem é que não gosta de ser surpreendido ao fazer a consulta restituição imposto de renda e ver que tem um valor a receber?
Afinal de contas, um dinheiro extra é sempre bem-vindo, principalmente, para quem teve redução de salário, perdeu o emprego ou passou por alguma dificuldade.
Este ano, as declarações começaram a ser feitas em 07 de março e foram até 31 de maio, devido ao fato de ser um prazo menor para acertar as contas com a receita, os contribuintes já podem ficar atentos às regras da restituição.
Segundo site Gov.br, mais de 447 mil cidadãos poderão ser contemplados pela restituição dos valors do IR.
Para te ajudar a entender como fazer a consulta restituição imposto de renda, preparamos este artigo detalhando os principais passos necessários, acompanhe a leitura!
Consulta Restituição Imposto de Renda: Como fazer?
Para fazer a consulta restituição imposto de renda, o contribuinte deve verificar no site da Receita Federal, se a sua declaração já foi processada.
Também, deve-se checar em qual dos lotes a respectiva restituição será paga, isso pode ser feito de forma simples:
- Vá até a opção “Consulta à Restituição”
- Informe o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador.
Outra forma de consultar a restituição do imposto de renda é:
- Acessar o site Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
- Ir em “Serviço Restituição e Compensação”
- Clicar em “Restituição do IRPF” e depois em “Extrato de Processamento da DIRPF”.
Todos os contribuintes que depois de todos os ajustes entre receitas e despesas, sofreram retenção na fonte maior do que o seu imposto devido, tem direito a restituição.
Isso é feito pelo próprio programa da Receita Federal que vai indicar se o contribuinte teve imposto a pagar ou a restituir.
O cálculo é feito levando em conta as deduções legais permitidas, que o contribuinte informou quando preencheu a declaração.
Este ano teremos uma novidade nas modalidades de recebimento da restituição, que é a possibilidade de receber o valor via PIX.
Os contribuintes que tiverem chaves PIX com o número do CPF poderão solicitar o recebimento do valor na conta vinculada ao documento.
Antes, a restituição do IR só poderia ser feita através de conta corrente, de pagamento ou de poupança.
O contribuinte tem uma nova opção, mais rápida, para o recebimento da restituição do imposto.
É importante destacar que as regras de antecipação seguem as mesmas até para quem fez a solicitação de recebimento através da chave PIX.
Outro ponto importante a ser destacado, é que caso passe o período de um ano e não haja movimentação no valor recebido de restituição, o dinheiro retorna aos cofres da Receita Federal.
Se isso acontecer, o contribuinte vai precisar requerer novamente a restituição no site da Receita.
Etapas da solicitação
Existem algumas etapas no processo de restituição, como por exemplo, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério, têm prioridade e recebem a restituição primeiro que os demais contribuintes.
Além deles, contribuintes que fizeram a declaração do imposto de renda com antecedência, também recebem a restituição mais cedo.
Como de costume, este ano serão 5 lotes:
- O primeiro em 31 de maio
- O segundo no dia 30 de junho
- O terceiro no dia 29 de julho
- O quarto em 31 de agosto
- O quinto e último lote sairá no dia 30 de setembro.
De acordo com a receita, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
Quando o valor da restituição é encaminhado ao banco ele não há mais correções, mesmo que o contribuinte demore um tempo para movimentar o dinheiro depositado.
Nas situações em que o contribuinte informa uma conta errada ou que não existe mais, o recurso será enviado ao Banco do Brasil e permanecerá lá pelo prazo de um ano.
Agora que você já sabe como consulta restituição imposto de renda, fique atento para ver se não foi contemplado e tem um valor inesperado de aguardando em alguma de suas contas.
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e não deixe de continuar acompanhando o nosso blog!