Preciso consultar o meu score grátis? Como fazer?
Essa é uma dúvida bem recorrendo dos cidadãos, afinal o score é um recurso muito útil.
Hoje existem muitos sites que disponibilizam o serviço de consulta do score, mas é importante ficar atento para não cair em armadilhas.
A maneira certa de consultar o meu score grátis, você vai descobrir logo abaixo.
Consultar o meu Score grátis, é possível?
Preciso consultar o meu score grátis, como fazer? É simples, alguns sites disponibilizam este serviço gratuito como é o caso do:
Escolha em qual site você deseja fazer a consulta do seu score, em seguida preencha as informações solicitadas e pronto, você saberá como está o seu score.
Mas tenha cuidado, é importante consultar em sites confiáveis e que sejam parceiros dos Órgãos de Proteção ao Crédito, que além de apresentar a nota de score, te ajudam na renegociação de dívidas.
O score é uma pontuação de 0 a 1.000 que é atribuída para cada brasileiro, ela mostra qual o risco dessa pessoa ficar negativada ou gerar inadimplência.
Ele serve para indicar se a pessoa é uma boa pagadora das suas contas e dívidas.
Para gerar a nota do Score, são somadas informações públicas que bancos e instituições financeiras disponibilizam para os órgãos de proteção ao crédito.
Alguns critérios que são avaliados para determinar o valor do score são:
- Seu histórico de negativação
- Pagamentos em dia
- Cadastro atualizado
- Relacionamento financeiro com empresas.
De modo geral, pessoas que tem um score com nota baixa, geralmente, são aquelas com alto índice de inadimplência.
Já as pessoas que possuem um score com nota alta, costumam não estar em inadimplência e acabam tendo mais chances de ter crédito na praça.
De acordo com o Serasa, as faixas de pontuações são:
- Score baixo: de 0 a 250 pontos
- Score médio: 550 a 700 pontos
- Score alto: de 700 a 1.000 pontos.
Fazer a consulta de score é muito importante para que você possa saber como está a sua situação de crédito e te ajudar a se preparar para pedir novos créditos no mercado.
Saber o seu score vai permitir que você consiga ter noção de saber se tem crédito suficiente para fazer um financiamento da casa própria, ser contemplado por um consórcio para comprar um carro novo, entre outras coisas.
Quando você faz a consulta do score e vê se o seu está com a nota ideal para fazer o que você deseja, seja um financiamento ou um consórcio, fica mais fácil chegar ao banco já tendo esta informação.
Caso o seu score ainda não seja o ideal, o ideal é encontrar formas para aumentá-lo.
Como aumentar meu Score?
Para te ajudar a aumentar o seu score, separamos 3 dicas, veja a seguir.
1. Pague suas dívidas
O primeiro passo e talvez o mais importante, é pagar suas dívidas com os credores para conseguir limpar seu nome.
Essa é a melhor forma para você conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro.
Depois de regularizar as suas dívidas, agora você precisa garantir que vai se manter em dia nos próximos meses.
Assim você vai conseguir mostrar que mudou o seu comportamento e que agora é uma pessoa que paga as suas contas na data correta.
Se esse comportamento de pagar as suas contas em dia perdurar, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito para você.
2. Mantenha suas informações atualizadas
Manter as suas informações atualizadas é fundamental para aumentar o seu Score.
Para isso, basta atualizar os seus dados pessoais nas instituições de avaliação de crédito e também em bancos e birôs de crédito.
Para ter um cadastro confiável, é importante que você coloque as suas informações básicas de forma clara e detalhada como renda, endereço e telefone.
3. Não atrase mais as suas contas
Se você realmente quiser aumentar o seu score e mantê-lo alto, o principal ponto de atenção, talvez seja esse, nunca mais atrasar ou deixar de pagar as suas contas.
Por mais difícil que seja, essa é a melhor forma de garantir ter crédito no mercado e assim conseguir conquistar financiamentos, consórcios, ou o que mais você desejar.
Gostou do texto sobre consultar o meu score grátis? Compartilhe com seus amigos e não deixe de acompanhar o nosso blog!