É de suma importância empresas ou instituições fazerem a emissão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para poder exercer todas as suas atividades de forma legalizada e segundo as normas federais.
Segundo o site SOPJ, no Brasil existem mais de 21 milhões de CNPJs ativos.
Através do CNPJ, várias informações sobre o estabelecimento são cadastradas, gerado no início da transição, ele indica se a empresa está devidamente registrado em seu órgão competente.
Entenda mais sobre a emissão de CNPJ e os benefícios que são atribuídos a ele no decorrer desse artigo.
Emissão de CNPJ: As vantagens desse documento
A emissão de CNPJ para uma empresa tem possibilidades em diversas situações, como:
- Abrir conta digital PJ
- Solicitar empréstimos
- Fechar contratos e parcerias com outras instituições ou empresas.
Anteriormente conhecido como CGC (Cadastro Geral de Contribuintes), também é conhecido hoje em dia como Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.
Todas as empresas no Brasil têm a obrigação de passar pelo processo de abertura de empresa, após isso, passará a ter um número e um cartão CNPJ.
Com isso, o número do cadastro é composto por 14 dígitos, os primeiros oito números são os identificadores da empresa, em seguida após o elemento “barra” os números apresentados são a quantidade de filiais que o estabelecimento possui.
Em casos de os números finais serem “0001” só exista a empresa matriz, empresas com “0002”, “0003”, etc, são consideradas filiais.
Os dois dígitos finais são constatados como a verificação e validação do número do CNPJ.
Como emitir?
Vale ressaltar que só será possível a emissão do documento da empresa se ela estiver corretamente legalizada e registrada nos órgãos responsáveis e a devida numeração gerada.
Caso ainda o proprietário do estabelecimento ainda não tenha emitido, é possível gerar o cartão CNPJ no site da Receita Federal.
Após isto, é possível consultar e imprimir o documento de forma rápida e prática, assim será instruído o procedimento para a impressão, basta:
- Acessar o site da Receita Federal
- Clicar na opção “Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral”
- Informar o número do CNPJ
- Realizar a verificação de robôs e clicar em “Consultar”
- Após clicar será exibido na tela do computador ou celular, procurar a opção de “Imprimir”. Caso o usuário queira verificar a sociedade da empresa em questão basta ir à opção “Consultar QSA”.
Lembrando que dentro do CNPJ possuem diversas informações sobre a empresa em questão, a seguir, será informado aqui, todos os dados que uma empresa possui ao obter o cadastro:
- Número de inscrição gerado ao cadastrar
- Data de abertura da empresa
- Nome empresarial
- Nome fantasia criado pelo dono
- Tipo de porte
- Código e apresentação da principal atividade econômica
- Codificação e apresentação das segundas atividades econômicas
- Código de apresentação da natureza jurídica
- Endereço completo do empreendimento (Rua, número, CEP, bairro, cidade e estado registrados no cadastro)
- E-mail e telefone para contato
- Ente federativo responsável (EFR)
- Situação cadastral
- Data da situação cadastral
- Data da situação especial (Se houver).
A posse de um cartão de CNPJ é de suma importância, nele há diversos benefícios, como evidenciar se a empresa foi aberta devidamente e não se trata de algum empreendimento informal.
Com isso, o cartão do cadastro pode ser solicitado quando for necessário em qualquer situação ou atividade que for executar.
Assim como pode ser necessário caso a empresa deseje realizar algum fechamento de contrato para prestação de serviços, fornecimento de insumos, produtos de revenda ou em outras quaisquer relações comerciais que o empreendimento possa querer estabelecer.
Uma das principais características que mostra a importância do documento no qual torna essencial para as emissões de notas fiscais, tanto para acesso do sistema da prefeitura da cidade da empresa quanto para contratação de um sistema pago de emissão.
Está pensando em abrir uma empresa? Considere fazer a emissão de CNPJ e garanta toda a regularização do seu negócio!
Para mais detalhes sobre esse assunto, acesso os artigos do nosso blog!